Secretaria de Educação de Correntes realiza Formação Continuada de Professores e Profissionais da Educação 2019

quinta-feira, 04 de abril de 2019

Quinta-feira , 27 de março de 2019, foi marcada positivamente no município de Correntes, em consequência da realização da relevante ação de desenvolvimento educacional: a formação continuada.
O tema geral foi : Sistema de Ensino e Currículo de Pernambuco , enfocando a BNCC implantada.
A programação desta quinta e sexta feira consta das seguintes atividades:
Abertura e Acolhida , através de um momento de oração/ meditação sob a responsabilidade da Profª Lucia ( gestora da Escola Jandira Pedrosa e membro do Grupo pastoral Santa Cecília, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição ) com os jovens da animação litúrgica;
Apresentações culturais ( frevo, do Educandário São Francisco de Assis );
Participação do NUCA ( Núcleo de Cidadania do Adolescente) , cuja apresentação de coreografias e de um rap foi alusiva à garantia de direitos humanos, com ênfase para a inclusão, o acesso, permanência e sucesso na escola.
Destacando a adesão ao selo Unicef pelo município a participação da Comissão PRÓ SELO UNICEF foi efetiva.
Estiveram presentes, representando os segmentos governamentais compondo a mesa: o prefeito: Edimilson da Bahia; a Sec. Municipal de Educação : Profª Eliane de Deus; Pres.da Câmara Municipal: Vereadora Cristiane Araujo; o Assessor Jurídico: Dr Anderson Vasconcelos; o Pres. do IPSEC: Profº José Aluízio Vasconcellos; o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente: Sr Américo Correia Carneiro ; representando o Secretário Municipal de Assistência Social, a Diretora de Serviço Social; Zeneide Alves;a Pres do Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes: a Profª e Assistente Social: Maria Niedja; as palestrantes da formação: Profª Mestra: Iraci Chaves; Elisa Teixeira Lúcio ( ex Secretaria de Educação de Jucati/PE); representando os gestores escolares: a Profª Maria do Socorro Resende Carneiro( gestora-adjunta da Escola Atalibal Victor)
As presencas da Coordenadora do Cras sede: Josélia Missena; de demais técnicos; da Coordenadora do Creas: Rosemary Miranda; psicóloga: Emília; juntamente às gestoras escolares, coordenadoras pedagógicas, professores, funcionários em geral reafirmam o trabalho Intersetorial, com vistas à qualidade das políticas públicas.

Temas da Formação Continuada 2019 alinhadas à Campanha da Fraternidade e a Importância do Fortalecimento e Autonomia da Educação

A articuladora local do selo Unicef, Profª Genilda Araújo, através do NUCA socializou as diretrizes do referido Selo , na perspetiva do protagonismo infanto-juvenil.
Ainda trilhando os caminhos da Educação de Direito Para Todos, foi realizado um breve espaço para abordagem do tema e lema da CF 2019 pelo Profº Fábio Alexandre, formador da temática pela Paróquia.
Na sequência as palestras constituíram momentos de aprofundamento sobre a relevância do sistema de ensino, autonomia e fortalecimento educacional , bem como da necessidade de gerenciamento pedagógico dos projetos para alcance de indicadores. Sob a responsabilidade das Professoras: Iraci Chaves ( Mestra) e Elisa Teixeira Lúcio ( ex Secretaria Municipal de Educação de Jucati/PE) a constatação da contribuição relevante para o município foi unânime.
Aproveitando a pertinência do espaço foi notificado o resultado exitoso do Colégio Normal no SAEPE.

Prefeitura das Correntes

#Odesenvolvimentocontinua